Saúde

Unidade Básica de Saúde do Sítio Floresta está sem médicos

Restante dos atendimentos seguem normalmente e casos que precisam de acompanhamento médico são encaminhados a outras unidades

Gabriel Huth -

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Sítio Floresta, em Pelotas, está sem médicos desde a última semana. A situação acontece devido ao início do período férias das duas profissionais que trabalham no local, ambas contratadas através de programas do governo federal. A média de atendimentos nos consultórios da unidade é de 25 por dia.

Uma das médicas está na unidade através do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab). A complexidade da sua situação se dá pelo fato de seu período de férias terminar juntamente com seu contrato. Já a outra médica, que é cubana e foi contratada através do programa Mais Médicos, teve seu período de férias iniciado na última quarta-feira, dia 16 e, além do período de 30 dias de folga remunerada, terá mais uma agenda burocrática que consta no programa envolvendo os governos do Brasil e de Cuba a cumprir, podendo levar até 45 dias para retornar aos trabalhos.

Michele Honke, que faz parte do conselho local de saúde, ressalta que o setor de enfermagem segue atendendo os pacientes normalmente. Para deixar a sitação menos problemática as médicas deixaram prontas receitas de medicamentos controlados e anteciparam a entrega de remédios aos pacientes em tratamento contínuo. No entanto, a ausência dos médicos na unidade preocupa a população. "Estamos aguardando a secretaria resolver. A comunidade está sentindo a falta deles."

A população recebeu a notícia de que a ausência dos profissionais ocorreria, segundo Michele, na própria UBS e por agentes de saúde. Já o presidente da associação dos moradores do bairro Sítio Floresta, Paulo Rogério dos Santos, afirma que um ofício solicitando providências foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde, mas ainda não recebeu respostas.

A palavra da Secretaria de Saúde
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Costa, a situação está sendo trabalhada para buscar a resolução dos problemas. Foi lançado um edital para a chamada de seis novos médicos em um prazo de 15 dias, porém a única selecionada a se apresentar foi mãe há pouco tempo e ainda está em período de licença maternidade. Ainda segundo a secretaria, assim que outro profissional for contratado através deste concurso deverá possivelmente ser encaminhado à UBS do Sítio Floresta para ocupar a vaga. Enquanto isso, não há médicos disponíveis na unidade.

Ana Costa também ressalta que, em função de os atuais médicos da unidade terem sido contratados através de programas federais, o município é apenas informado de períodos de férias ou finais de contratos e, por vezes, essa informação chega com prazos apertados. Segundo Michele Honke, o último dia de atuação de uma médica na UBS foi no dia 11 de agosto, enquanto a secretária afirma que só foi avisada da situação no dia 16.

A realidade é que o problema segue sem solução. Os demais atendimentos na unidade seguem normais com a atuação das enfermeiras. Quanto às necessidades da comunidade, a secretaria de Saúde diz que segue trabalhando para resolver a situação. "A gente vai socorrendo a comunidade conforme pode, o atendimento segue normal e, caso seja necessário o apoio médico, o paciente será encaminhado para outras unidades", afirma Ana Costa. A secretária também salienta que a população não deve deixar de fazer uso do trabalho da unidade. "A gente quer deixar claro para a comunidade que o atendimento está ocorrendo normalmente. Casos que precisem de um médico, serão encaminhados às outras unidades de saúde".

Resposta à população
O Conselho Municipal de Saúde entrou em contato com o presidente da Associação de Moradores do Sítio Floresta no início da tarde desta segunda para informar que a partir do dia 28 deste mês uma médica estará disponível para atender na unidade local. A informação foi confirmada pela secretária Ana Costa à reportagem do Diário Popular.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas teve saldo negativo de emprego em julho Anterior

Pelotas teve saldo negativo de emprego em julho

Acessibilidade: um desafio para Pelotas Próximo

Acessibilidade: um desafio para Pelotas

Deixe seu comentário